SAF s
Habilitação Agroecologia - 2014
Disciplina de Cultivos Anuais
Elaborado por:
Eriton e Talia de
Oliveira.
QUINTAL
FLORESTAL
INTRODUÇÃO
O
tema escolhido é o Quintal
Florestal, que consiste em uma associação de espécies florestais, agrícolas, medicinais, ornamentais e pequenos animais ao redor da residência.
São
sistemas tradicionais que são passados de geração a geração. INTRODUÇÃO
O
solo é arenoso, a vegetação é composta por planícies, terrenos baixos, planaltos e serras, e o clima é semiúmido.
É
composta totalmente por gramíneas, e nas bordas se observa um pequeno riacho e uma árvore frutífera de laranja.
A
preocupação da área é o solo, pois ele só é composto por gramíneas e está totalmente degradado, pois, bovinos pastejam no local.
OBJETIVO GERAL
Modificar
a área, implantando hortaliças e árvores frutíferas nativas do local e também novas espécies. Busca-se também produzir alimentos com melhor qualidade não usando agrotóxicos e diversificar a produção.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Proteger
o solo contra os efeitos erosivos da chuva, o que ameniza os processos de erosão, compactação dos solos, aumentar o material orgânico favorecendo a melhoria da estrutura do solo e conservar o meio ambiente, apesar de a terra ser bem desgastada.
JUSTIFICATIVA
Analisando
o
quintal florestal, percebeu-se que além de produzir alimentos o ano todo, se tem um microclima ideal para o desenvolvimento das plantas nativas e daquelas que serão implantadas. Com isso a agricultura familiar coloca a disposição mais uma opção de uso e produção sustentável para as gerações, de alimento e renda.
DEFINIÇÃO DE
ATIVIDADES
Pretendemos
cumprir os objetivos específicos, que são: proteger o solo contra os efeitos erosivos da chuva, o que ameniza os processos de erosão, compactação dos solos, aumentar o material orgânico favorecendo a melhoria da estrutura do solo e conservar o meio ambiente, apesar de a terra ser bem desgastada.
METODOLOGIA
ALFACE