SAEP
Os meridianos considerados mais importantes pela medicina chinesa são catorze: doze meridianos principais associados a doze órgãos e dois meridianos extras que funcionam como um reservatório de energia.
Os doze meridianos principais são pares e simétricos, ou seja, se reproduzem dos dois lados do corpo .Os dois meridianos extras são ímpares, passando verticalmente pelo centro do corpo e regulam o fluxo energético dos outros doze meridianos.O congestionamento em um determinado ponto do meridiano provoca o excesso ou a deficiência de energia, tanto no meridiano como no órgão a que este se relaciona. Excesso de Ki: dor, espasmos, quentura, contração, hipertensão, inflamação, convulsão, hiperatividade.
Deficiência de KI: frio, flacidez, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, torpor, e inatividade. Em caso de distúrbios causados pelo excesso de energia, precisamos SEDAR o ponto de cura. SEDAR significa pressionar profunda e continuamente em intervalos de um segundo o ponto durante tres minutos.
Na deficiência precisamos TONIFICAR o ponto de cura. TONIFICAR significa pressionar repetidamente o ponto durante tres minutos.
ATENÇÃO: Não ultrapasse cinco minutos em cada ponto massageado.
MERIDIANO
DISTURBIO
PONTO
TECNICA
VASO DA CONCEPÇÃO
AZIA
CV12
SEDAÇÃO
PULMÃO
ANGINA
P9
TONIFICAÇÃO
PULMÃO
DISPNÉIA
P1
SEDAÇÃO
BAÇO-PÂNCREAS
FLATULÊNCIA
BP6
SEDAÇÃO
CORAÇÃO
MEDO
C7
SEDAÇÃO
BAÇO-PANCREAS
DISTURBIOS DA PROSTATA
BP6
SEDAÇÃO
BEXIGA
HEMORRÓIDA
B60
SEDAÇÃO
Ponto da azia Técnica: Sedação
Ponto do Coração (angina) Técnica:Tonificação
Ponto da Dispnéia Técnica: Sedação
Ponto da Flatulência Técnica: Sedação
Ponto do Medo Técnica: Sedação
Ponto de