Sadia
2.1 Histórico A Sadia foi fundada em 07 de Junho de 1944 por Attilio Fontana, com a compra do frigorífico Concórdia, na cidade de Concórdia – SC. Na década dos anos 50, foram aberturas suas primeiras filiais comerciais em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, também os depósitos em Porto Alegre, Erechim, Porto União, Blumenau, Foz do Iguaçu e escritórios comerciais em Curitiba, Londrina, Belo Horizonte e Brasília.
No ano de 1955 foi criada a empresa Trasnbrasil pensando no transporte da mercadoria mais delicada. Sua finalidade era entregar as mercadorias via Aéreo além de oferecer transporte de passageiros o slogan da empresa na época era “Pelo ar, para o seu Lar”, onde os produtos da Sadia passaram a ser associados a avanço tecnológico e sofisticação. Já na década de 60, a Sadia restabeleceu um novo sistema de vendas e expandiu suas atividades. Conquistando crescimento, modernização tecnológica, avanços em genética animal, introduzindo produtos inéditos no mercado, com isso foi ocorrendo o reconhecimento público de marca e houve o início das exportações.
Em1964 teve a criação do Conselho de Administração da Sadia.
Em 1975 obteve-se a conquista de estar exportando frangos congelados para o Oriente Médio.
No ano subseqüente foi criada a FAF (Fundação Attilio Fontana), uma entidade dedicada à complementação de aposentadoria dos funcionários da Sadia.
Ao longo dos anos 80, a Sadia começa a conquistar novos mercados e passa a exportar para o Extremo Oriente, Japão e Hong Kong – onde acaba finalizando a década de 80 exportando para 40 países e fica entre os líderes de exportação ultrapassam os US$ 100 milhões.
1982 foi criado do SIC - Serviço de Informação ao Consumidor Sadia e distinção da marca Sadia, pelo INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, como Marca