sadia e perdigão
Título: “A Influência da Cultura Organizacional nos Processos
de Fusão e Aquisição Empresarial”
Autor: Ricardo José Pereira Monteiro
Professora Responsável: Prof. Dra. Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone
Número de Páginas: 6
RESUMO
O objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da cultura organizacional que exercem influência direta nos resultados dos processos de fusão e aquisição empresarial. Em se tratando de uma área ainda não consolidada, mas que tem despertado cada vez mais interesse entre teóricos e práticos da Administração, a Cultura Organizacional tem sido apresentada de maneira ainda bastante fragmentada. Sua relevância na atualidade é decorrência da percepção causal entre os valores e as crenças compartilhadas pelos membros de uma organização e seus resultados.
A presença da Cultura Organizacional não mais se restringe ao debate acadêmico, mas também passa a ser foco de preocupação para administradores e consultores que procuram entender, diagnosticar, aperfeiçoar e, por que não dizer, mudar a cultura das organizações as quais se encontram ligados, com o objetivo de garantir a sobrevivência e a competitividade da empresa diante de um cenário de negócios em constante mutação.
2
INTRODUÇÃO
Diversos estudos, desenvolvidos ao longo dos anos 90, têm alertado para as dificuldades de compatibilização das culturas organizacionais envolvidas nos processos de fusão e aquisição empresarial. Apesar disso, a maioria das organizações participantes desses processos ainda sentem-se surpreendidas por resultados aquém dos esperados.
A cultura, seja ela de que origem for – japonesa, árabe, inglesa, canadense, francesa ou americana, delineia o caráter da organização. Compreender os fatores culturais que configuram os indivíduos e suas organizações, é ter meios para a compreensão das marcantes diferenças transnacionais do comportamento organizacional.
Toda organização tem suas