Sadas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FCSA
EMPREEENDEDORISMO
ARIANE BATISTA MORAES
KEYNNA EUGENIO LITES
ANA OLIVIA MARQUES
MARIA SUELY ASSIS
Trabalho complementar referente à Disciplina de Empreendedorismo, orientado pelo Prof. Kleber Ivo.
2013/1
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FCSA
Marketing de Relacionamento relacionado ao Empreendedorismo
2013/1
EMPRENDEDORISMO E O MARKETING DE RELACIONAMENTO
O ensino e a discussão sobre empreendedorismo discorrem acerca da inovação, de assumir riscos ao iniciar algo novo. O mesmo transforma o seu entorno econômico, financeiro e social pela introdução de um novo produto ou serviço, pela inovação na forma de organizar ou até mesmo pela exploração e uso de novos recursos.
O empreendedorismo faz uso da liberdade de ação e conta com a oportunidade como seus aliados rumo ao sucesso. Ao tentar e falhar, no mínimo, restou o aprendizado. E isso já é de grande valia para o próximo passo, que é tentar novamente.
O processo de empreender envolve o ser humano, sua capacidade nata de superar limites, sabedoria, ousadia, visão, ética profissional, criação, conhecimento, e acima de tudo, futuro. Através das escolhas feitas, plantamos com técnica e discernimento o que será a colheita posterior.
É com visão futurista e com intuito de perpetuar o serviço ou produto lançado, que se lança mão de técnicas como as de marketing de relacionamento, focando no cliente, seu maior alvo de satisfação, como um espelho de suas ações.
As técnicas lançadas no mercado desatualizado não direciona o sucesso do produto ou serviço para o resultado de satisfação de quem usa ou compra e sim de quantidade de vendas. Para tanto, a estratégia de marketing de relacionamento dispõe de diversos recursos para conquista e manutenção de clientes. O marketing de relacionamento tornou-se