Sad - sistemas de apoio a decisão
Resumo: Devido a necessidade de decisões rápidas e seguras por parte dos gerentes das organizações, o processo de tomada de decisão nas organizações passou por várias mudanças no decorrer das últimas décadas. A área de tecnologia da informação está extremamente relacionada a essas mudanças, especialmente com a possibilidade da criação do sistema de apoio a decisão.
Sistemas de Apoio a Decisão(SAD) conceitualmente está relacionado com um ambiente complexo, projetado para fornecer subsídios para que a alta gerência tome decisões.Os sistemas tradicionais eram concebidos através do desenvolvimento de ferramentas de Apoio a Decisão (FAD) para produção e distribuição de informações úteis para gerentes, executivos e analistas do conhecimento. As FADs acessavam os bancos de dados operacionais da organização, gerando um forte acoplamento entre Sistemas de Informações Transacionais e SAD.
Com a quantidade de dados gerados nas empresas cresce em progressão geométrica, para que as aplicações continuassem com um bom desempenho, era preciso separar os dados mais antigos da base de dados acessada pelas aplicações transacionais. Com o objetivo de integrar os dados de múltiplas fontes, um processo de análise com informação de qualidade sem impacto para o ambiente operacional e um atendimento a diferentes tipos de usuários com agilidade e flexibilidade, surgiu o conceito de Data Warehouse (DW), um banco de dados histórico separado lógica e fisicamente do ambiente de produção da organização, concebido para armazenar dados extraídos deste ambiente.
O Data Warehouse armazena informações necessárias para o processo de suporte à decisão, organizadas pelos temas importantes para o negócio da empresa. Deve consolidar dados de diversas origens, o que geralmente envolve diferentes codificações. Os dados devem ser perfeitamente integrados para que ao serem armazenados assumam uma única convenção. Em um DW os dados são carregados como novos registros,