sad sadsa
“O desenho expressa a compreensão que a criança tem de si própria e de seu meio e portanto seu desenvolvimento intelectual. Variáveis emocionais, perceptuais e o envolvimento afetivo com o desenho podem contudo, interferir na produção. Usualmente, porém, um desenho rico em pormenores temáticos provém de uma criança dotada de elevada capacidade intelectual”.
O desenvolvimento físico da criança se manifesta na crescente habilidade de coordenação visual e motora, no controle corporal que determina a orientação do traçado. A percepção visual determina a crescente sensibilidade à cor, forma e espaço. Inicialmente exclusivo exercício e reconhecimento da cor e posteriormente luzes diferentes para diferentes condições atmosféricas. O espaço imediato e circundante amplia-se e modifica-se a forma como a criança o percebe. Experiências auditivas são incorporadas e as sensações cinestésias são a base para a variedade de formas artísticas.
“Espaço, forma, cores, contexturas, sensações cinestésicas e experiências visuais acrescentam uma multiplicidade de estímulos para a expressão. As crianças que são raramente afetadas por experiências perceptuais mostram escassa capacidade para observar e pouca perspicácia para apreciar as diferenças nos objetos.”
Os desenhos refletem, ainda, o desenvolvimento social das crianças. Partem geralmente do contorno de uma pessoa e paulatinamente incluem o meio social com suas múltiplas