SAD- diodo
Retificação
Introdução
A retificação é a conversão de corrente alternada (AC) para corrente contínua (DC). Destina-se a obter uma forma de onda na carga, unidirecional, a partir de uma rede alternada. Por outras palavras permite a passagem de onda bidirecional, numa onda unidirecional.
Procedimentos para a execução de trabalho
O 1º procedimento a ser feito é o teste do díodo, verificando se está ou não em bom estado. Seleciona- se o comutador rotativo do multímetro para a posição . O primeiro teste é ligar o terminal positivo do multímetro ao ânodo do díodo e o terminal negativo ao cátodo (polarização direta). A leitura no multímetro deve indicar um valor próximo de 0,7 V para um díodo de silício. Se isto não acontecer podemos concluir que o elemento está em circuito aberto se a indicação for O.L (Open Loop-Circuito Aberto) ou em curto-circuito se a indicação for 0V. Em seguida aplica-se o terminal positivo do multímetro no cátodo e o negativo ao ânodo (polarização inversa), a leitura deve ser O.L (Open Loop-Circuito Aberto). Se isto não acontecer podemos concluir que o elemento está em curto-circuito. Na execução do trabalho os valores registados foram os seguintes: Na polarização direta o D1 foi de 0.558, D2- 0.563,D3-0.565,D4-0.562. Na polarização inversa todos díodos estavam em condições, a leitura foi O.L.
Na retificação de meia onda, montamos o circuito na breadboard. Na primeira montagem utilizamos só um díodo e uma resistência de 10KΩ, a forma de onda é a seguinte:
Na segunda montagem temos um díodo e um condensador de 1µF, obtemos a seguinte forma de onda:
Terceira montagem é composta por um díodo e um condensador de 150µF, a forma de onda obtida é a seguinte:
A quarta montagem é constituída por um díodo e um condensador de 2.2mF, a onda obtida é a seguinte:
O 1º circuito é:
Com Filtragem: A primeira e a segunda montagem têm