Sacramentos
Acolhida: Acolher os catequizandos, cumprimentando-os com abraços, apertos de mão e procurando fazer com que todos façam o mesmo.
Motivação (ver):
- Perguntar aos catequizandos se perceberam que hoje nós nos cumprimentamos com mais alegria, através de gestos, sinais, como abraços e aperto de mão.
Pistas para conversar com os catequizandos:
- Vocês perceberam que hoje vocês abraçaram ou apertaram as mãos de modo diferente dos outros dias?
- Muitas vezes apertamos as mãos do outro de leve ou apertamos fortemente ou, às vezes, nem pegamos na mão do outro. Por quê?
- Isto é um sinal que demonstra alegria ou tristeza, amizade ou indeferença para com o outro, no aperto de mão.
- Temos ainda outros sinais. Temos, no Brasil, os símbolos da pátria: a bandeira, o brasão... Os sinais de trânsito, em que cada cor simboliza uma ação: vermelho = pare , amarelo=atenção, verde=siga!
- Vocês conhecem o sinal do cristão? O sinal do Cristão é o sinal da Cruz.
- Quando vemos uma pessoa fazendo o sinal da Cruz sabemos que ela é cristã.
Colocação do Tema (Julgar):
- Assim como na nossa vida diária há muitos sinais, Jesus também nos deixou vários sinais que mostram o grande amor que Ele tem por nós. Jesus nos acompanha desde o nosso nascimento até a nossa volta para Ele (na morte).
- Quando nascemos somos levados à Igreja onde recebemos o Sacramento do Batismo que nos faz cristãos, filhos de Deus. Recebemos uma nova vida e começamos a participar da Igreja.
- O Batismo é como uma semente que se planta, mas que, ao longo dos tempo, deve ser cultivada para que cresça e produza. Caso contrário, de nada adianta. Assim também a semente do Batismo: se não for cultivada no dia-a-dia na oração, na fé, na participação, na vivência em Deus, será uma semente chocha, não germinada.
Ler e comentar: Mt 28,19
- Quando crescemos, vamos à catequese e aprendemos muitas coisas sobre Deus. Apesar de conhecermos o que não devemos