Sacramentologia
Mt 28, 19-20
Sacramentos da Iniciação Cristã
Pelos sacramentos da iniciação cristã - Baptismo, Confirmação e Eucaristia - são lançados os “alicerces” de toda vida cristã.
Os fiéis, renascidos no Baptismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia.
Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos de Cristo e somos incorporados na Igreja e feitos participantes na sua missão.
Instituição do Baptismo
João Batista, primo de Jesus, que veio para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem baptizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). No entanto o Baptismo de João não era um Sacramento. Ele sabia que o seu Baptismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que baptizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta baptizava com água e Jesus baptizava com o Espírito Santo. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença é que a voz do Pai se faz ouvir: "Este é meu Filho muito amado, em quem pus a minha complacência", e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o Baptismo.
Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: “Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
BAPTISMO
Baptismo é o sacramento comum a todos os cristãos. Estabelece uma relação pessoal com Jesus e significa também a inserção na comunidade dos fiéis, a Igreja.
O Baptismo é administrado pela Igreja desde o dia de Pentecostes a quem crê em Jesus Cristo e ainda não tenha sido Baptizado. Este é necessário para a salvação daqueles a quem foi