sacos biodegradáveis
Nomes: Joana Souza; Lilian Feitosa; Thaís Martins.
N°: 19; 25; 31.
Disciplina: Química Ambiental
Série: 2 ªA (ETIM)
Professora: Vanessa
Etec de Suzano
Suzano, SP
2013
1. INTRODUÇÃO
Sacolinhas biodegradáveis são sacos feitos a partir de plásticos biodegradáveis capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, umidade e oxigênio. Os sacos Biodegradáveis foram criados para diminuir os danos causados ao meio ambiente pelos os plásticos comuns, pois enquanto o produto tradicional demora até 500 anos para desaparecer na natureza, os sacos biodegradáveis podem levar cerca de 18 semanas para se decompor . Sendo visto como alternativa sustentável para transportar objetos e alimentos, diversas locais implantaram leis para que este novo tipo de sacos plásticos fossem adotados por empresas e lojas, devidos aos benefícios ambientais proporcionados por tal recurso.
2. PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS
Estudos e tecnologias puderam produzir plásticos e embalagens reduzindo substancialmente os danos que estes podem causar ao meio ambiente, diminuindo sua vida útil. Estes plásticos se dividem em duas categorias: plásticos hidro biodegradáveis e oxi-biodegradáveis.
2.1. Plásticos Hidro biodegradáveis
Este tipo de plástico pode ser produzido a partir de fontes de base biológicas tais como milho, trigo, fontes derivadas de petróleos, polímeros biodegradáveis de origem natural (ou seja polímero sintetizado por microorganismos de origem vegetal ou animal) ou compostos de ambos.
2.1.1. Polímeros biodegradáveis de origem natural.
2.2. Plásticos Oxi-biodegradáveis
Este tipo de plástico é produzido por adição de uma pequena quantidade de ácidos graxos de alguns metais de transição ao plástico tradicional tais Polietileno, Polipropileno, (origem do petróleo) plásticos renováveis (Etanol de milho, cana etc.) e também o Poliestireno. 3. DEGRADAÇÃO O conceito de degradação é a alteração