Sabrinasantor

1864 palavras 8 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ESTRELA
GEOGRAFIA

RIO GRANDE DO SUL:
ASPECTOS NATURAIS, ECONÔMICOS E SOCIAIS

Viviane Silva

Estrela, novembro de 2012
Viviane Silva

RIO GRANDE DO SUL:
ASPECTOS NATURAIS, ECONÔMICOS E SOCIAIS

Monografia apresentada para disciplina de Geografia-3ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, como forma de avaliação do aluno para o terceiro trimestre do ano letivo de 2012.
Professora: Loiva Fernandes

Estrela, novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido para disciplina de Geografia da 3ª série do ensino médio como forma da avaliação do aluno.
O trabalho tratará sobre o estado brasileiro do Rio Grande do sul, tendo como objetivo principal apresentar suas características principais sobre diferentes aspectos, por meio de informações básicas e junção de dados específicos.

RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do sul é um estado brasileiro localizado no extremo sul do país. É o 9º maior em extensão territorial, com 281 748,538 Km². E o 4º em relação ao PIB, com R$193,500 bilhões. Também apresenta um alto índice de desenvolvimento humano, o 5º mais elevado do Brasil. Tem como capital a cidade de Porto Alegre e sua economia baseada na agricultura e pecuária. Constituído por 496 municípios povoados por 10.693.929 habitantes, aproximadamente.
RELEVO
Apresenta uma grande variedade geomorfológica. Tem formações antigas, como a Depressão Central, a formações mais jovens, como o Pico do Monte Negro, o ponto mais alto do estado, com 1.410m de altura. Normalmente se divide o relevo gaúcho em quatro unidades morfológicas:
Planalto Sul – Rio-grandense: de formação pré-cambriana, apresenta rochas cristalinas e metamórficas. Erroneamente chamado de “Serras de Sudeste”, não chega a ultrapassar 500m de altitude. É cortado pelo Rio Camaquã, dividindo o planalto em Serra

Relacionados