Sabonete LUX
“Nove entre dez estrelas usam Lux”
Sempre associado à beleza e ao carisma de personalidades femininas no auge da fama, Lux construiu uma trajetória de comunicação que converteu a marca em ícone da propaganda mundial. Presente no Brasil desde a década de 1930, esse sabonete conquistou a liderança de sua categoria mantendo-se em sintonia com a evolução da mulher e desenvolvendo novos produtos capazes de redimensionar o prazer do banho.
A ORIGEM DA MARCA
A marca LUX foi criada em 1899 pela Lever Brothers, empresa que cinco anos depois daria origem à multinacional anglo-holandesa hoje conhecida como Unilever. Embora o sabão tenha sido originalmente fabricado para lavagem de roupas e se chamasse “Sunlight Flakes”, ele teve seu nome alterado apenas 1 ano depois. Através da palavra latina “luz”, a marca foi chamada de LUX, também para conotar a idéia de luxo.
Com propagandas consistentes, a marca ganhou popularidade e, em 1924, depois dos resultados de um concurso conduzido pela Lever Brothers, descobriu-se que as mulheres estavam usando LUX em seus cuidados pessoais. Essa descoberta levou a Lever Brothers a produzir um sabonete rico em aroma e de textura fina, “feito como os franceses fazem seus sabonetes mais caros”. Vendido por apenas 10 centavos a barra, as mulheres agora podiam ter um pequeno luxo diário. Nessa época, o acesso a produtos sofisticados de higiene e perfumaria era restrito a um pequeno círculo da elite. Lux foi o primeiro sabonete luxuoso a chegar ao mercado acessível à grande parte das mulheres. Para tanto, a marca vinculou sua imagem ao encanto das divas do cinema, que o tornaram objeto do desejo de consumidoras do mundo inteiro.
1930
Durante os anos 1930, LUX desembarcou na Índia, Argentina, Tailândia e Brasil, começando uma expansão que, com o tempo, levaria sua presença para cerca de 100 países. Durante essa era, algumas das mais glamorosas estrelas da época aprovaram LUX como sua opção de sabonete, chamando-o de