Sabonete glicerinado
Sabonete glicerinado.
Nome: Gabriel de Oliveira Silva. N°: 11.
Professores: Washington João da Silva e Maira .
Matéria: TPI 1 (Tecnologia dos processos industriais 1).
Curso: 3º Módulo Técnico em Química.
1. Titulo.
Sabonete Glicerinado.
2. Objetivo.
Obter sabonete glicerinado.
3. Introdução.
Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade. Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo à Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
Os sabões são resultados da reação química entre a gordura e um álcali, resultando num sal ácido de gordura com ação detergente.
A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Os ácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o sabonete artesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele, enquanto a glicerina natural dá uma textura mais macia.
4. Aparelhagem
Balança semi-analitica
Erlenmeyer 500ml
Proveta 50ml
Bagueta
Bico de bunsen
Tela de amianto
Tripé
Panela esmaltada
Faca de inox
Formas de plástico
Papel filme
Borrifador
Termômetro
5. Reagentes.
Base para sabonete
Corante a base de água
Essência
Álcool
Água destilada
6. Procedimento
Pesar 500g de base para sabonete e cortar em pedaços pequenos. Inserir os pedaços cortados aos poucos em um erlenmeyer.