Sabin
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, provocada por vírus e que pode ocorrer sob a forma de infecção inaparente (a mais comum) e sob a forma paralítica que pode provocar seqüelas permanentes ou levar à morte. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode apresentar viremia, com invasão do sistema nervoso central e ataque às células motoras. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características: flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
A poliomielite foi de alta incidência no país. Hoje, encontra-se erradicada graças ao trabalho de vacinação e vigilância epidemiológica, desenvolvidos desde 1980. Mesmo assim, é preciso, ainda, manter altas coberturas de vacinação, de forma homogênea, e uma vigilância epidemiológica ativa capaz de identificar imediatamente a reintrodução do poliovírus e adotar medidas de controle capazes de impedir a sua disseminação. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
O agente infeccioso é o poliovírus pertencente ao gênero Enterovírus da família Picornaviridae. São três sorotipos: o poliovírus I, o II e o III. (Manual de Procedimentos para Vacinação)
Existem dois tipos disponíveis de vacinas contra a poliomielite, ambas eficazes, mas que diferem quanto à via de administração e aos mecanismos envolvidos. São elas: a vacina inativada (VIP) e a vacina oral de vírus atenuados (VOP). A vacina produzida com poliovírus vivos atenuados é também denominada Sabin, em homenagem Albert Sabin, seu desenvolvedor. (Manual de Normas de Vacinação)
A VOP é produzida em cultura estabilizada em estado líquido de células derivadas especialmente de tecido renal de macacos da espécie Cercopthecos aethiops. Contém os três tipos de poliovírus atenuados. (Manual de Normas de Vacinação)
É constituída de 106 unidades de