SABES
Definição de crianças soldado: pessoa com menos de dezoito anos que é recrutada para integrar forças armadas ou grupos paramilitares e participar em conflitos armados
No mundo, milhões de crianças lutam em guerras e conflitos armados. Muitos deles, meninas e meninos, se encontram espalhados pela América Latina, África, Ásia e também na Europa. A maioria das crianças-soldado encontra-se no continente africano. Segundo dados estimativos da ONU, existem mais de 100.000 crianças que atuam como soldados, sobretudo em Uganda, Libéria, República Democrática do Congo e Sudão.
Atualmente, existem cerca de 20 conflitos armados, nos quais crianças e adolescentes são aliciadas e obrigadas a fazerem parte, às vezes, de exércitos nacionais, e também de forças ou grupos armados. Muitos desses jovens são recrutados à força, outros se alistam voluntariamente, porque quase não veem ou não têm outra alternativa de não participar da guerra. Os motivos deste suposto "voluntariado" são a falta de ocupação ou formação profissional e o desejo de escapar à violência no próprio ambiente familiar. A vingança também é fator que impulsiona o alistamento voluntário de crianças e adolescentes devido a perda de um ente querido em consequência de conflitos armados ou guerras.
O porquê da utilização de crianças soldado nos conflitos armados?
A escolha de crianças soldado deve-se ao facto de estas serem mais obedientes, não questionam as ordens dadas e são mais fáceis de manipular que os soldados adultos. As crianças soldado também são utilizadas como cozinheiros, carregadores de munições ou soldados feridos e no caso das raparigas estas podem ser utilizadas para préstimos sexuais.
As crianças demasiado fracas para transportar essas cargas podem ser selvaticamente castigadas ou mesmo abatidas.
Embora as crianças de ambos os sexos possam começar por funções de suporte indirecto, não leva muito tempo a serem colocadas no calor da batalha. Aqui, a sua