Saberes e princípios aplicados à comunicação
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU
MESTRADO
Saberes e princípios aplicados à comunicação interna
Artigo apresentado para avaliação na disciplina Comportamento e Subjetividade na Sociedade Midiática, dentro da Linha de Pesquisa Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado
Claudio Luiz de Carvalho
Agosto de 2010
RESUMO:
Inegavelmente a comunicação é componente essencial para que tais fatores sejam bem exercitados e conduzam à compreensão clara dos objetivos da organização, inclusive quanto à sua rentabilidade, razão primeira de sua constituição, além de permitir que as pessoas envolvidas tenham permanentemente compreendida a razão de sua participação nesse processo e o papel que desenvovem dentro da organização.
Este artigo apresenta três princípios que convergem para uma comunicação interna eficaz: Integração, Participação e Valorização.
Ao mesmo tempo, além de apresentar, co-relaciona entre si esses princípios e o pensamento de quatro dos principais pensadores que pensam a comunicação na sociedade midiática: Martin Buber, Zygmunt Bauman, Michel Maffesoli e Edgar Morin.
A articulação entre princípios e valores indica pensar a comunicação interna sob aspectos da Sociologia e da Filosofia e orienta para esse pensar em face da necessidade de se estabelecer o processo de comunicação interna de forma eficaz.
Para isto, propõe que a organização seja vista como um organismo vivo, composto por corpo, mente e alma.
Palavras-chaves: Comunicação interna. Integração. Participação. Valorização. Complexidade. Eu-Tu. Diálogo. Modernidade Líquida.
DESENVOLVIMENTO É interessante a idéia de que uma empresa pode ser comparada a um organismo vivo dotado de corpo, mente e alma, tríade que nos dá a condição de perceber a parte tangível, máquinas e equipamentos, instalações, estoques, produtos e serviços, caixa e lucro como corpo, ou seja, o lado físico da empresa, o lado concreto. As estratégias do