Saberes e competência do educador a partir das concepções críticas de educação
METODOLOGIA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS I
PROFESSOR: GUSTAVO ROQUE
ALUNO: DILSON FREITAS
Comentário sobre o texto:
Saberes e competência do educador a partir das concepções críticas de educação.
Vera Maria Refino Caserio.
É sempre necessária uma mudança no conceito do que é ensinar. E o professor é um elemento chave na organização das situações de aprendizagem, pois compete-lhe dar condições para que o aluno "aprenda a aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências. Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno passará a exercitar habilidades, e através delas, a aquisição de grandes competências, ou seja, desenvolvendo habilidades através dos conteúdos.
Aos professores cabe mediar a construção do processo de conceituação a ser apropriado pelos alunos, buscando a promoção da aprendizagem e desenvolvendo condições para que eles participem da nova sociedade do conhecimento.
Neste contexto definimos o papel do educador: aquele que prepara as melhores condições para o desenvolvimento de competências, isto é, aquele que, em sua atividade, não apenas transmite informações isoladas, mas apresenta conhecimentos contextualizados, usa estratégias para o desenvolvimento de habilidades específicas, utiliza linguagem adequada e contextualizada, respeita valores culturais e ajuda a administrar o emocional do aprendiz. E o ato de ensinar como o processo que proporciona a aquisição de recursos que possam ser mobilizados no momento em que situações-problema apareçam.
Deve haver uma constante troca de conhecimentos: de acordo o texto falar com eles e não para eles, pois desta forma os educadores tornam-se sujeitos e interagem com o outro, vivenciando as relações que vão além da sala de aula. Nesse contexto, vivenciamos o respeito aos educadores, mantendo uma relação de confiança e aceitabilidade às suas inquietações, considerando seus