Saberes fundamentais
Vídeo – a vírgula
Reflexão
Cultura refere-se às práticas de produção e recepção em diversos campos (música, artes visuais, dança, teatro, livro, património) e também a actividades socioculturais.
A Língua requer as competências necessárias para que um cidadão saiba agir, participando na sociedade e expondo claramente as suas ideias.
Quanto à área da Comunicação, esta poderá ser escrita e falada, mas também todas as outras linguagens que fazem parte da comunicação humana (matemática, tecnológica, musical, teatral, gestual, artística).
Falar sobre o ser humano é falar sobre cultura. Tanto quanto se sabe, é o único ser produtor de cultura, ou pensador, o homem é um produto produtor de cultura, entendendo-se como cultura toda a acção transformadora, toda a intervenção intencional do homem no espaço natural. Todo o modo de estar do homem na natureza é adaptado, transformado, recriado, artificial – o homem procura as melhores condições de adaptação ao meio para o seu equilíbrio. Por outro lado, há um outro facto incontornável: o ser humano é um ser gregário, vive em grupo e foi essa necessidade, que se transformou numa característica genética, que o levou a criar formas de comunicação (de pôr em comum com vista a gerir as relações de proximidade e hostilidade) com os seus pares, com os seus semelhantes. Esta necessidade levou-o a criar formas simbólicas de se relacionar, aquilo a que se chama linguagem – os gestos, a expressão corporal, os