Saber cuidar: ética do humano
O texto Saber Cuidar: Ética do Humano nos leva a uma reflexão sobre atitudes e cuidados relacionados ao mundo.
Hoje vemos o quanto o ser humano não tem cuidados com pessoas, plantas, animais, enfim, com a Terra em si.
É possível realizar um comparativo com máquinas e computadores, uma vez que eles se tornaram mais eficazes que nós seres humanos.
Podemos fazer uma crítica sobre a civilização, uma vez que é possível superarmos desafios, através do cuidado.
No texto possui uma frase onde diz o seguinte:
“Só nós humanos podemos sentar-nos à mesa com o amigo frustrado, colocar-lhe a mão no ombro, tomar com ele um copo de cerveja e trazer-lhe consolação e esperança.” (BOFF, Leonardo)
A partir desta frase, podemos refletir quanto ao cuidado, uma vez que no mundo de hoje às pessoas se preocupam somente com si próprio, deixando de se importar com o próximo, já que pensamos mil vezes antes de estender a mão a alguém que precisa de nós. Podemos fazer tantas coisas boas através de pequenos gestos, pequenas atitudes e cuidados, a fim de ajudar o próximo, ou o que quer que seja, mas ao invés disso viramos as costas para o mundo, esquecendo que precisamos criar um mundo melhor para viver.
Chegou o momento de resgatarmos nossa real essência, visando todas as coisas, trazer de volta aquilo que há muito tempo foi perdido: caminhos, cuidados, atitudes, ou seja, todos aqueles sentimentos que nos tornam pessoas melhores.
A partir do momento em que tais essências forem resgatadas, criamos uma responsabilidade e a preocupação sobre todas as coisas volta, uma vez que, sem tais fatores o ser humano jamais seria humano.
É necessário sentir o outro e ter compaixão com todos sendo humanos ou não, sempre levando em consideração a lógica do coração.
Assim, resta ao homem entender o real significado do saber cuidar e diante disso tomar a atitude de cuidar de tudo o que diz respeito ao Mundo, como prioridade de vida, porque somente desta forma muitos