Saasf
471 palavras
2 páginas
1 - ObjetivoDeterminar o calor específico do alumínio,cobre e chumbo.
2 – Introdução
O calor específico de uma substância, normalmente é indicado pela letra c, é a capacidade térmica por unidade de massa. O calor específico da água por exemplo é 1.0cal/g°C. Se o objeto é feito de uma substância com calor específico igual a “c” e Q é o calor necessário para elevar a temperatura deste objeto através de uma quantidade ΔT, temos:
c = Q/(M. ΔT)
3 - Material Utilizado
- Calorímetro; - Termômetro; - Balança; - Linha (barbante); - Água quente; - Água (temperatura ambiente); - Amostras de alumínio, cobre e chumbo
4 - Procedimentos Experimentais/ Resultados
a) Determine a massa do calorímetro vazio (Mcal); b) Coloque uma certa quantidade de água ambiente no calorímetro (a água deve ser suficiente para cobrir as amostras de metal) e determine a massa do sistema calorímetro+água ambiente (Mcal+água ambiente); c) Calcule a massa de água ambiente; d) Meça a temperatura de água ambiente (Tambiente); e) Meça as massas de alumínio, cobre e chumbo. (Mmetal); f) Prenda uma linha em uma das amostras de metal e coloque-a na água quente. Deixe por alguns minutos para atingir o equilíbrio térmico; g) Meça Tmetal, que é a temperatura da água quente. Sua amostra deve estar coberta completamente. Note que, no equilíbrio, essa será também a temperatura do metal; h) Tire a amostra do metal da água quente e a mergulhe no calorímetro de água ambiente. Mexa a água com o termômetro e registre a temperatura de equilíbrio Tfinal; i) Para cada metal testado, use as equações mostradas abaixo. Da lei de conservação de energia, o calor perdido pela amostra de metal é igual ao calor recebido pela água, ou seja:
(Mmetal)(cmetal)( ΔT metal)+(Mágua)(cágua)( ΔTágua) = 0
j) Calcule o erro percentual;