saas
A Índia foi uma das mais importantes colônias Inglesas. Na primeira guerra mundial a Inglaterra iludiu a Índia com promessas de maior autonomia administrativa se eles ajudassem contra os alemães, mas quando a guerra acabou os lideres Ingleses começaram a reprimir violentamente as tentativas de emancipações indianas feitas pelo Partido do Congresso que Jawaharlai Nehru era o líder. Mas foi com Gandhi que as tentativas de liberdade foram aumentando usando a desobediência civil contra os ingleses, ou seja, eles não pagavam impostos e não aceitavam produtos ingleses, isso debilitava os ingleses e não era preciso o uso de violência.
Na Índia nem todos apoiavam Gandhi e Nehru existiam também os grupos de oposição a Liga Mulçumana liderada por Muhammad Ali Jinnah que queria um estado mulçunamo independente hindus (que eram do Partido do Congresso ) e para retardar o processo de emancipação os ingleses manipularam essa rixa dos rivais.
Em 1947 a Índia finalmente conquistou a liberdade, seu território foi dividido em dois, um era a Republica da Índia com a maioria hindu a outra era Republica do Paquistão (Oriental e Ocidental ) que tinha a maioria mulçumana. Com o fim de uma guerra em 1972 a parte Oriental se separou criando um país chamado Bangladesh.
Guerra do Vietnã
Em 1860 Indochina era dominada pelos franceses, mas durante a segunda guerra mundial os japoneses a dominaram. Quando o Japão foi derrotado os franceses tentaram retomar o território, mas tiveram que enfrentar os integrantes dos movimentos nacionalista que lutavam pela independência deflagrando-se a Guerra de Indochina que ocorreu de 1946 – 1956 com Ho Chi Minh na sua liderança.A guerra terminou com um tratado assinado em Genebra o território Indochinês ficaria dividido em três países Camboja, Laos e Vietnã que se dividiriam temporariamente.
Ao norte a Republica Democrática do Vietnã apoiado por China e União Soviética (socialismo).