SAAL
À professora doutora Edite Rosa, pela compreensão, paciência e insistência, pela disponibilidade demonstrada e pelos trabalhos de leitura executado.
Aos meu pais e irmão, pois sem eles não realizaria um sonho comum, a eles um obrigada sincero pelo carinho, amor, paciência e força despendida, sem eles não seria possível. À Carla (namorada) obrigada por seres um pilar na minha vida, a bússola que orienta o meu caminho, juntos concretizaremos todos os sonhos. Aos seus pais, irmã e restantes familiares deixo um agradecimento especial pelo carinho demonstrado.
À avó Zira e à tia Lina pelo amor, carinho e afecto que tem por mim. Obrigada por toda a ajuda no concretizar do nosso sonho.
À avó Rosa porque apesar de todas as divergências sei o amor que nutre por mim e, pelas diferenças que nos unem. Aos restantes familiares que me apoiaram, compreenderam e se preocuparam comigo.
Aos colegas de curso que fizeram parte da minha vida durante anos e permitiram chegar ao culminar de um objectivo. Aos colegas de gabinete, nomeadamente ao Sr.
Presidente e arquitecto Nuno Coelho e, ao arquitecto Rui, pelo companheirismo e ajuda disponibilizada. Um agradecimento muito especial ao grupo de amigos que sempre estiveram presentes, sem eles, realmente não era possível, sofremos juntos, caminhamos lado a lado para finalizar o curso. Obrigada a eles! (Diogo, Xás, Quim, Zézé, Filipe, Daniela e outros mais)
Aos que não anunciei mas que passaram pela minha vida e, que com um sorriso e simples palavras de apoio permitiram ganhar força e coragem para finalizar um objectivo. I|
ÍNDICE GERAL
Agradecimento
I
Índice Geral
II
Resumo
III
Abstract
IV
Palavras-chave
V
Introdução
1
Parte I – Contexto histórico das operações SAAL
1 – Inicio das operações SAAL
1.1 – Surgimento das operações SAAL
8
1.2 – Carga política/social das operações SAAL
17
1.3 – Estrutura orgânica do SAAL
24
1.4 –