Sa De Coletiva Ap IV
Hoje em dia as pessoas optam pela presença do profissional de fisioterapia em casa o fazem por diversos motivos, como a flexibilidade de horários, a impossibilidade de locomoção, sobretudo no caso de pacientes acidentados ou com idade mais avançada, e até mesmo o conforto e a praticidade que as nossas casas oferecem.
O atendimento domiciliar com o auxilio de um fisioterapeuta não faltara recursos para que o paciente se recupere de lesões ou enfermidades. As técnicas empregadas, bem como os recursos como aparelhos e equipamentos, são deslocados até a residência do enfermo, tornando a casa um verdadeiro consultório, com o melhor a ser oferecido para que haja o pleno restabelecimento da saúde, na busca do bem estar do paciente, tomando a família e o cuidador como elementos indispensáveis do processo de cuidar.
O meu objetivo seria ajudar pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos que poderia ter sofrido um AVC (Acidente vascular cerebral). Com objetivo de melhorar o surgimento de sequelas, identificando a causa do AVC e trabalhar de acordo com a necessidade do paciente, a fim de minimizar possíveis sequelas. Procurando manter o paciente e seus familiares envolvidos na recuperação da doença, trazendo comodidade a todos os envolvidos na reabilitação do paciente, pois em alguns casos a presença da família e dos acompanhantes durante as sessões pode significar muito na reabilitação.
Com isso tendo que fornecer esclarecimentos e orientações à família; orientando a família sobre sinais de gravidade e condutas a serem adotadas; avaliar a condição e infraestrutura fisíca do domicílio; trabalhar as relações familiares na busca pela harmonia; dar apoio emocional. Portanto a fisioterapia domiciliar tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente e presente na vida dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e individualizado. Chamada também de fisioterapia home care (o termo “home care” tem origem inglesa, e