Rússia Geográfia
DALTON
Baseando nas Leis ponderais . Esférica
. Indivisível
. Compacta
. Bola de Bilhar
Bola de Bilhar Modelo de Dalton
Raios catódicos
Para provar que os gases submetidos a baixas pressões, podem tornar-se condutores elétricos, os 3 cientistas utilizaram como o chamado tubo dos raios catódicos, isto é, ampola de vidro ligada a uma bomba de vácuo que visa diminuir uma pressão interna. Nas duas pontas do tubo há extremidades metálicas (chamadas de eletrodos) ligadas a uma bateria. Quando a pressão interna chegar a um décimo da pressão ambiente, observa-se que o gás entre as duas extremidades metálicas passa a emitir luminosidade. Quando a pressão diminuir ainda mais, a luminosidade desaparece, restando apenas uma mancha luminosa atrás do polo positivo. Gás qualquer com baixa pressão Gás qualquer com baixíssima pressão
J.J. THOMSON
Comprovado com a experiência dos raios catódicos, criada por outros cientistas. Thomson descobriu por essa experiência a existência do elétron ( partícula menor que o átomo e dotadas de carga elétrica negativa).
Após essa grande descoberta, estava provado que um átomo não era indivisível como sugeria o modelo de Dalton.
O novo modelo atômico
Esférico
Compacto
Divisível
Pudim de Passa
MODELO DO PUNDIM DE PASSAS
Para Thomson o átomo deveria ser formado por um esfera de carga elétrica positiva , possuindo na superfície, elétrons incrustados. Assim, a carga elétrica de um átomo seria nula, pois a carga negativa dos elétrons compensaria carga positiva da esfera que os contém.
Eugene Goldstein
Modificando o tubo dos raios catódicos, descobriu uma nova partícula subatômica chamada de Próton, que dotada de carga elétrica igual ao elétron, porém com sinal positivo.
No final do século XIX, com a descoberta do próton e elétron, á estava comprovado que o modelo atômico não é indivisível e que também o