Ródio
O nome ródio deriva do grego rhodon que significa rosa.
O ródio é um elemento químico de símbolo Rh de número atômico 45 (45 prótons e 45 elétrons) e de massa atômica igual a 102,9 u. À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido.
Está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de transição, pouco abundante, do grupo da platina. É encontrado normalmente em minas de platina e é empregado como catalisador e em ligas de alta resistência com a platina. Foi descoberto em 1803 por William Hyde Wollaston.
Características principais
O ródio é um metal dúctil de coloração branco prateado, sendo um ótimo refletor de luz. Não é atacado pelos ácidos , porém dissolve-se em água regia ou ácido sulfúrico ( H2SO4 ) concentrado e aquecido quando finalmente dividido. O ródio apresenta um ponto de fusão maior que a platina e uma densidade menor.
Seus estados de oxidação mais comuns são +2, +3, 0 e -1.
O ródio é obtido a partir do iodo anódico que se deposita no processo de refino eletrolítico do níquel. Esse iodo contém uma mistura dos metais do grupo da platina, além de prata e ouro. Os elementos paládio, platina, prata e ouro se dissolvem em água-régia e o resíduo contém rutênio, ósmio, ródio e irídio. Depois de um processo de separação complicado, o ródio é obtido na forma de pó. Seus pontos de fusão são muito elevados, de modo que técnicas de metalurgia de pó (o pó é moldado nas formas desejadas, e depois sinterizado, isto é, aquecido em hidrogênio até coalescer, sem contudo fundir) são utilizadas para fabricar componentes metálicos. Esse elemento é tão raro quanto caro, e tem um número limitado de aplicações especializadas.
O ródio é um catalisador importante no controle dos gases de escape de veículos automotores. Complexos de ródio com fosfina são usados como catalisadores em reações de hidrogenação.
Estado de Oxidação
O mais estável é Rh(+III). Compostos iônicos simples desse elemento são pouco comuns.