Répteis
Répteis
Serpentes
As serpentes (Serpentes), também chamados ofídios (Ophidia), cobras, e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos (Não têm mecanismo de controle da temperatura interna do seu corpo, assim o seu metabolismo dependente do meio externo.) sem patas, pertencentes à subordem Serpentes. São bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata (Os animais dessa ordem possuem todo o corpo coberto por escamas e se subdividem em três subordens, são elas: lacertílios ou sáurios (lagartos em geral); amphisbaenídeos (cobra-de-duas-cabeças) e serpentes ou ofídios (cobras em geral)).
Há também várias espécies de lagartos sem patas que se assemelham a cobras, sem estarem relacionados com estas, no entanto.
A atração pelas serpentes é chamada de ofidiofilia. A repulsão é chamada de ofidiofobia. O estudo dos répteis e anfíbios chama-se herpetologia (da palavra grega herpéton, que significa "aquilo que rasteja" - em especial, serpentes).
A importância das Serpentes para o Meio Ambiente
O medo das cobras faz com que muita gente se esqueça de que esses animais são muito importantes para o Meio Ambiente. Elas se alimentam de pequenos animais e ajudam a manter o equilíbrio do ambiente. Elas também são muito uteis para o homem, controlando o crescimento das populações de animais que causam prejuízos e disseminam doenças, como é o caso dos ratos.
ALIMENTAÇÃO
As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas (ao contrário da crença popular, elas não desarticulam as suas mandíbulas), assim como numerosas outras articulações do seu crâneo, permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.
PELE
A pele das cobras é coberta por escamas. A maioria das cobras usa escamas especializadas no ventre para se mover, agarrando-se às superfícies. As escamas do corpo podem ser lisas ou