Rádio Galena
1) Breve História
Tudo começou no ano de 1887 quando o Físico alemão Henrick Hertz que descobriu a propagação das ondas eletromagnéticas que colaborou para criação do rádio.
1896, podemos dizer que nome mais diretamente ligado a invenção do rádio é o físico italiano Guglielmo Marconi, que obteve na Inglaterra a patente de um transmissor de sinais sem fio, que foi explorado comercialmente voltado para telegrafia.
Em 1900 o padre-cientista Roberto Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações, produziu aparelhos de transmissão e recepção de sinais sonoros, dos quais obteve patentes no Brasil e nos Estados Unidos.
Em 1906 o norte americano e coronel H. H. C. Dunwoody patenteou um detector de cristal, a galena (sulfeto de chumbo natural). A galena era ligada por um fio fino, e som captado pela antena, passava pelo cristal e era ouvido através de fones de ouvido. No Brasil nas décadas de 1920 e 1930 este tipo de rádio foi bastante utilizado.
Já em 1932 o rádio foi utilizado para comunicação entre as tropas e também para divulgação dos movimentos da população.
Em 1945, no mundo todo o rádio passou a ser utilizado como meio de mobilização popular e nacional, podemos dizer que foram pelos rádios que o imperador do Japão anunciou a rendição do país após o lançamento das bombas de Nagasaki e Hiroshima.
Em 1990 a rede bandeirantes formou a primeira rede nacional via satélite, essa década ainda foi marcada pelo início da propagação da internet e experiências no exterior, do rádio no padrão digital.
2) O que são ondas de Rádio?
Ondas de rádio nada mais é que ondas eletromagnéticas. Tais ondas estão presentes praticamente em todos os lugares por meio da radiação solar, sinais emitidos por antenas de equipamentos de telecomunicações, a exemplo dos aparelhos celulares, redes sem fios, rádios e tvs.
A descoberta da existência da onda eletromagnética foi em 1864 pelo físico, James Clerk Maxwell mostrou que teoricamente a velocidade de propagação