Rádio Escuta Comparativa
RÁDIO ESCUTA COMPARATIVA
Porto Alegre, 2014
RÁDIO ESCUTA COMPARATIVA¹
RÁDIO DA UNIVERSIDADE UFRGS E UNISINOS FM
Lidiane Blanco²
OSCIP Padre Landell de Moura, Porto Alegre, RS
Turma Terça/Noite
¹ Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação no Curso de Radialista Locutor Para Rádio e TV, da escola de Radialismo OSCIP Padre Landell de Moura, sob a orientação do Professor Marcelo Bier.
² Estudante de Locução Para Rádio e TV. Habilitações: Apresentador, Anunciador/Animador – Entrevistador – Noticiarista, e-mail: lidianepblanco@gmail.com
“E tudo o que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido (...) os homens que vivem e se movem e agem neste mundo só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e serem inteligíveis entre si e consigo mesmos.”
Hannah Arendt
Resumo
Este trabalho apresenta um panorama da programação de duas rádios universitárias de Porto Alegre: a Rádio da Universidade (UFRGS) e Rádio Unisinos FM. Por meio de pesquisa e rádio escuta comparativa, apresenta-se de início, um histórico de cada rádio, e após, observa-se por meio de uma análise geral do quadro de programas, público alvo e perfil dos anunciantes (se houver), aspectos positivos e negativos de cada emissora.
PALAVRAS-CHAVE: Rádio, universidade, produção radiofônica.
1. INTRODUÇÃO
O Rádio universitário surgiu no Brasil no início dos anos 50, tendo como protagonista a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundada oficialmente em 18 de novembro de 1957, a emissora funcionava informalmente desde 1951, sendo pioneira no País.
Por trabalhar e informar em tempo real, imediato aos ouvintes e principalmente de ser a mídia mais utilizada no