Rwerwe
1) Quais as categorias dos óleos minerais em função da origem do petróleo cru? R: Parafínicos, Naftênicos, Aromáticos (não lubrificantes).
2) Quais são os lubrificantes não minerais? Cite exemplos. R: Óleos Graxos: óleo de mamona. Óleos Sintéticos: Ésteres e silicones.
3) O que é atrito sólido? R: Atrito é a força contrária ao movimento. O atrito sólido ocorre quando existe o contato entre duas superfícies sólidas, sendo dividida em dois grupos: - de deslizamento: quando há contato direto entre as superfícies; - de rolamento: ocorre através da rotação de corpos cilíndricos.
4) O que é atrito fluido? R: Atrito fluido ocorre quando há uma camada de fluido separando duas superfícies. Esse fluido chama-se lubrificante.
5) As substâncias lubrificantes são classificadas em função do que? R: São classificados em função da origem: Vegetal, animal, mineral e sintético.
6) Por que os óleos emulsionáveis se misturam com a água? R: Possuem moléculas formadas por 2 regiões distintas, uma hidrófoba e uma hidrófila.
7) Quais são os principais lubrificantes sólidos? R: Grafita, mica, talco, sulfato de prata, bórax, PTFE, bissulfeto de molibdênio e de tungstênio.
8) Qual é a relação entre viscosidade e temperatura? R: Quanto maior é a temperatura, menor é a viscosidade
9) Qual é a unidade para viscosidade cinemática? R: m2/s, stoke(st), centistoke (cst)
10) O que é índice de viscosidade? R: É um valor que estabelece a relação entre temperatura e viscosidade. Quanto mais alto o índice de viscosidade de um lubrificante, menor será a variação de sua viscosidade ao se variar a temperatura.
11) Qual é a importância de conhecer o ponto de fulgor? R: Avaliar a temperatura de serviço que um óleo pode suportar com segurança, evitando assim, incêndios.
12) Qual é a importância de conhecer o ponto de fluidez? R: Para que o óleo não congele e deixe de fluir. Isso se aplica à lubrificantes que operem à baixa