Ruídos em Niterói
Conforto Ambiental III
A Influência do Ruído e Poluição Sonora no Ambiente Urbano da Cidade de Niterói
Professora:
Marisa Fasura
Alunos:
Abril-2014
Niterói/ RJ
Introdução
Ruído significa um som indesejado, barulho, som ou poluição sonora, que po-dem causar sensação de desconforto, e está muito presente no dia-dia das grandes cida-des.
A exposição em excesso ao ruído pode causar problemas de saúde ou piorá-los, além de gerar impactos na qualidade de vida das pessoas, podendo também interferir em atividades realizadas por aqueles que precisam desempenhar funções expostos a níveis mais altos de ruído, podendo inclusive causar acidentes e prejuízos. A intensidade de um ruído não é o único fator que determina a sua periculosidade, a duração da exposição pode também ser de muita importância. Os prejuízos de viver em um ambiente ba-rulhento são muitos: pode causar estresse, perda de concentração e diminuição da pro-dutividade no trabalho além de danos irreversíveis a audição.
Na cidade de Niterói, segundo OFLUMINENSE (01/04/12), a poluição sonora é campeã de queixas na Secretaria de Meio Ambiente, que já emitiu R$ 145 mil em multas no período de janeiro a março de 2012, sendo as principais reclamações vindas dos bairros de Icaraí, Santa Rosa e Centro.
Falaremos a seguir, com objetivo de expor, exemplificar e mostrar possíveis so-luções encontradas na arquitetura para o problema da poluição sonora na cidade de Ni-terói, além de apresentar algumas regras presentes no Plano Diretor de Niterói, no Có-digo do Meio Ambiente e outras legislações estaduais e Nacionais.
Desenvolvimento
O ruído nos grandes centros Urbanos
Estudos sobre o assunto têm contribuído de forma definitiva para o controle da poluição sonora, e consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida nos centros urbanos. Para aqueles que vivem ou