Rutileia Carvalho Xavier
ESCOLAR - UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
Rutileia Carvalho Xavier
Aluna do Curso de Pedagogia Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas ruthtecsegtrab@hotmail.com Patrícia Medina (orientadora)
Professora Adjunta – Universidade Federal do Tocantins – Curso de Pedagogia Palmas patríciamedina@uft.edu.br INTRODUÇÃO
Trata-se de relato que visa descrever a dinâmica e os resultados da oferta de disciplina intitulada Educação Não Escolar no curso de Pedagogia Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental da Universidade Federal do Tocantins do Campus de Palmas.
A disciplina Educação Não Escolar, objeto deste estudo, foi ofertada a primeira vez no segundo semestre de 2012 após implantação da nova estrutura curricular.
Embora a terminalidade tenha sido encaminhada à docência e à atuação em instituição formais, o projeto pedagógico compromissou-se com a formação ampla no sentido do cultivo da autonomia e da liberdade quando expressa que:
Mais do que profissionalizar, formar na universidade significa desenvolver no indivíduo a capacidade de, em sua vida pessoal, na sociedade, no mundo do trabalho e em qualquer outra situação em que se encontre, entender e transformar o real, fazer a história, realizar a transcendente aspiração do homem para a liberdade, para a contemplação do verdadeiro, do belo e do justo. (COELHO, 1996, p. 35)
E assim compreende que a formação de professores na universidade deve ser fundamentada no pensar crítico vinculado à formação humana e inseparável da clareza de que a ação educativa envolve pessoas e na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Neste sentido, a disciplina mencionada tem se ocupado, de modo bastante diverso de outras disciplinas de natureza teórica, em oportunizar aos alunos um desenvolvimento educacinal feito de interações sociais diversas com pessoas e instituições da comunidade palmense (TO) considerando acessar experiências formativas para além das