Ruptura
Corrosão, Fadiga e Desgaste ocorrem, em geral, a partir da superfície.Materiais preparados para resistir a estes fenômenos podem ser caros ou apresentar baixa ductilidade ou tenacidade.
- Têmpera superficial:
* Por chama :Aço com teor de carbono (em geral, >0,3%) suficiente para garantir dureza adequada à camada endurecida.
* Por indução
* Por laser
- Tratamentos termoquímicos:
* Cementação
* Nitretação
* Carbonitretação
* Engenharia de superfície
Vantagens:
- Alta dureza localizada na superfície
- Alta dureza em áreas críticas
- Tende a ser de menor custo
- Uso de aços menos ligados
1)Têmpera superficial: Por Indução
Fonte de calor é por Correntes parasitas induzidas por um campo magnético de alta frequência. H = RI2
Altas velocidades de aquecimento(tempos de aquecimento de poucos segundos).
2)Por exemplo, após solidificação, as ligas metálicas apresentam heterogeneidades de composição, denominadas segregação. Estas segregações são indesejáveis e devem ser diminuídas por difusão em um tratamento térmicos denominado de homogeneização. Os tempos e temperaturas necessários podem ser estimados com o auxílio da solução do filme fino.
O coeficiente de difusão no reticulado, também denominado coeficiente de difusão no volume, é menor que o coeficiente de difusão ao longo de contornos de grãos, que por sua vez, é menor que o coeficiente de difusão na superfície externa do cristal.
O fato da difusividade ao longo de defeitos cristalinos ser maior que a difusividade na rede é explicada em termos da maior disponibilidade de espaço para a movimentação atômica nas vizinhanças dos defeitos. As energias de ativação para difusão no volume, nos contornos de grãos e na superfície externa estão geralmente na proporção
4:3:2 ou na proporção 4:2:1. Normalmente, a difusão ao longo de defeitos cristalinos só é significativa em situações em que a difusão no volume é muito lenta. Isto pode ocorrer em