Ruptura e inovação nas artes
Este movimento artístico desenvolveu-se, sobretudo na Alemanha e nos países nórdicos entre 1905 e 1930. Os expressionistas pretendiam revelar os seus sentimentos através da violência das cores , das pinceladas largas e das imagens deformadas. É um tipo de pintura intenso , apaixonado e muito pessoal. Os seus principais representantes foram Edvard Munch e Otto dix.
Fauvismo O movimento fauve caracteriza-se essencialmente pela utilização de cores vivas e contrastes. Os artistas utilizam largas manchas de cores violentas, procurando, assim nas suas obras a forma como observar o mundo. A intensidade da cor prevalecia sobre as formas que tornam pouco definidas. As cores fortes utilizadas por estes artistas foram ridicularizadas por um crítico de arte que se chamou aos seus autores fauves ( feras ). Henri Matisse e Paul Gauguin são dois de muitos artistas fauvistas.
Cubismo
Surgiu em paris em 1907. O pintor observa o objecto de ângulos diferentes e a pintura pretende simbolizar o caos da vida moderna . A cor modela o volume das figuras, há uma redução de todas as formas a figuras geométricas ( cilindro , cubo , esfera ) para expressar as ideias principais. Existe uma sobreposição de planos , combinando várias prespetivas. Alguns dos artistas representantes desta arte são : Pablo Picasso , um pintor espalhol e Robert Delaunay , um pintor Francês.
Futurismo Surgiu em Itália em 1909 com o manifesto literário do poema Marinetti. Recusa da herança cultural do passado e criação de uma nova arte baseada na velocidade , nas tecnologias modernas e no futuro. Estes princípios foram adaptados ao manifesto dos pintores futuristas. A pintura futurista pretendia enaltecer o dinamismo que simbolizava o progresso, captar o movimento e a velocidade através da representação de diversas imagens em simultâneo do mesmo objecto. Usa cores berrantes como o verde , o amarelo e o laranja. Alguns dos artistas foram Giacomo Balla e Umberto