rumo a uma mudança de paradigma
Existe uma crescente preocupação de que muitas das habilidades e qualidades associadas com os empresários são reprimidas pelo sistema de educação tradicional.
O foco desta abordagem é sobre os próprios professores, que conferem aos alunos conhecimentos e de seguida avaliam os alunos com base na sua capacidade de transbordar essa informação. Como alternativa, apresenta-se o ensino do empreendedorismo para a abordagem de transmissão direta, ou seja, uma aprendizagem orientada em vez de uma docência orientada. Alem disso, a pesquisa mostrou que as caraterísticas empreendedoras podem ser promovidas em todas as fases do processo de aprendizagem.
“Lo¨bler20 has suggested that a constructivist approach can serve as a new paradigm for entrepreneurship education, arguing that constructivism satisfies the demands of entrepre- neurship education that emerge from the entrepreneurship research literature.” (BINKS M., STARKEY K. & CHRISTOPHER M.L pag 3)
Esta ideia de construtivismo referida por Lo`ler afirma que este estipula que a realidade é uma construção da mente humana a cargo da interação subjetiva entre a informação e experiencia, desafia a visão predominante do objetivismo, o que pressupõe que a realidade é o descobrir e o ser descoberto. Este objetivismo está na base do ensino tradicional.
Segundo Lo´bler, este analisa três caminhos da literatura: primeiro, a educação para o empreendedorismo, em segundo considera a literatura em torno do debate entre a visão e a transmissão direta e a visão construtiva da educação, e por último ele procura ambientes que satisfaçam os requisitos dos construtivistas de aprendizagem.
Em contrapartida Rae estende o argumento para um novo paradigma propondo um quadro com base numa perspetiva de aprendizagem social que inclui três grandes temas: emergência social e pessoal, aprendizagem contextual e a empresa negociada.
‘Demonstrate connections between the emergence of entrepreneurial identity,