Rugby em cadeiras de rodas
Um time é composto por doze jogadores de ambos os sexos.
Todos jogadores são classificados. A classificação depende da funcionalidade de suas habilidades físicas; varia entre 0.5 (o mais comprometido) até 3.5 (o menos comprometido), variando de o.5 e, 0.5, ou seja, temos também jogadores 1.0, 2.0 e 3.0. Jogadores com diferentes classes têm diferentes funções durante o jogo. A classificação é feita por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde devidamente qualificados.
Cada time pode ter até quarto jogadores na quadra, juntos os quatro jogadores podem somar um máximo de 8.0 pontos. Isso requeira que as equipes usem diferentes formações táticas de seus jogadores.
Cada equipe tem um ou dois capitães, que são os responsáveis pela comunicação com a arbitragem.
O jogo é conduzido por dois árbitros, que tem a responsabilidade de garantir o cumprimento das regras. O jogo é divido em quatro tempos de oito minutos. O tempo é marcado a partir do momento que a bola entra em jogo e é parado cada vez que o jogo é interrompido.
Diferenças:
No Rugby “normal” tem mais contato físico, o jogado com 15 jogadores enquanto o sobre cadeiras de rodas é jogado por 4 jogadores.
A pontuação é diferente, a bola, a quadra de jogo ( que no caso de Rugby de 15 é jogado no