rugai
Terpenos
Terpenos são hidrocarbonetos encontrados em plantas e animais arranjados em múltiplos de uma unidade estrutural básica, o isopreno. Este por sua vez, apresenta a fórmula geral é (C5H8)n e tem a biossíntese iniciadas a partir da combinação de duas moléculas de ácido acético para formar ácido mevalônico. Este se converte em pirofosfato de isopentenila. Transformações que seguem do ponto do composto de isopentenila produzem os terpenos e os terpenóides.
Estas substancias podem, ser classificadas segundo o número de isoprenos presentes na molécula, podem apresentar-se como: monoterpenos (C10H16), como por exemplo o limoneno (encontrado na essência do caule da laranjeira e na essência de terebintina ou aguarrás) e os alfa e beta pinenos, constituintes principais da essência de terebintina; sesquiterpenos (C15H24), cujos principais exemplos são o bisaboleno, encontrado na essência do limão, e o zingibereno, na essência de gengibre; diterpenos (C20H32), como a vitamina A; sesterpenos (C25H40); triterpenos (C30H48); tetraterpenos (C40H64), entre os quais se encontram os pigmentos carotenóides; e politerpenos, que têm de mil a cinco mil unidades de isoprenos, como a borracha natural, gutapercha, balata etc. ISOPRENO – Terpeno menor fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b9/Isoprene-Structure.png/200px-Isoprene-Structure.png
Como se pode observar, tal substancia é demasiadamente variadas e podem ser encontradas em vários extratos naturais, armazenados nas folhas, flores, frutos, caules e raízes de muitas plantas, e em glândulas odoríferas de animais, os terpenos são responsáveis por grande parte dos cheiros exalados pelos campos e florestas. Segundo Viegas Junior, 2002 “ representa o grupo mais antigo de produtos de pequenas moléculas sintetizado por plantas e provavelmente o grupo mais difundido de produtos naturais” .
Embora já tenha sido no passado considerada sem função, sabe-se hoje, através de trabalhos e pesquisas científicas