Rudolf Von Laban
Ritmos e Danças
Turmas; EF6A30 - EF6B30
RUDOLF LABAN
Eder Correia RA: B3488E-1
Fábio Lacerda RA: B34GJI-0
Paula Americano do Brasil – RA: B40407-8
Washington Luiz Camargo RA: B42914-3
Wellington Alves Ra: B3697H-6
Yara Kristina Paz - RA: B454BF-7
Brasília, 03 de novembro de 2014.
RUDOLF LABAN
Introdução
Este trabalho tem como objetivo pesquisar e trazer informações sobre o memorável Rudolf Von Laban.
Conhecermos seu trabalho magnífico e verificar sua contribuição valiosa para a dança em seus diversos aspectos, corporal, terapêutico.
Desenvolvimento
Dançarino, coreógrafo, considerado o maior teórico da dança do século XX, considerado o pai da dança. Dedicou sua vida ao estudo da sistematização da linguagem do movimento em seus diversos aspectos.
A criação, notação, apreciação e educação. Laban inicialmente estudou arquitetura na escola de belas artes de paris, interessando-se entre a relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique onde passou a se dedicar a arte do movimento. Além do seu trabalho criativo de análise da dança, Laban também se dedicou a um propósito da dança para as massas. Desenvolvendo com esta finalidade a arte da dança coral, onde um grande número de pessoas se movem juntas, seguindo uma coreografia de estrutura simples que permita que bailarinos e pessoas leigas dancem juntas de forma colaborativa. As teorias de Laban sobre o movimento estão entre os fundamentos principais da dança moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas de dança.
A partir de estudos Laban chegou a uma população de uma minuciosa análise dos elementos de movimentos e suas combinações, atribuiu o nome de Corêutica ao estudo da organização espacial dos movimentos e de Eukilética ao estudo dos aspectos qualitativos do movimento. Na busca de uma maior precisão corpórea, Laban se utiliza de figuras geométricas para dar suporte à movimentação do ator