rucula
“O gorgulho-aquático é uma praga crônica que ocorre com freqüência na cultura do arroz irrigado por inundação”. O inseto foi encontrado pela primeira vez no município de Rio Pardo -- RS, na década de 1930. Mas apesar de o inseto adulto ser capaz de destruir as plântulas, principalmente do arroz pré- geminado, não é a principal preocupação dos produtores. A larva, mais conhecida por bicheira-da-raiz, é que causa os principais prejuízos à produção de arroz, ao danificar o sistema radicular das plantas.
DANOS
As larvas da bicheira do arroz inundado são mais prejudiciais, pois comem as raízes, causando amarelecimento e murchamento das folhas podendo provocar a destruição total da cultura.
FASES QUE ATACA A CULTURA
A fase que ataca a cultura e na fase de larva, atacando o sistema radicular da planta que pode levar ao murchamento assim levando ela a morte.
CONTROLE
O clima Temperado está inserido num programa de melhoramento genético, para obter cultivares de arroz com menor necessidade de controle químico, o tipo de controle mais utilizado para evitar os danos da praga. “Um dos métodos que tem se mostrado relevante é aumentar o potencial de resistência das cultivares.”
O controle do inseto tem sido efetuado basicamente por meio de inseticidas químicos, aplicados preventivamente às sementes de arroz ou, curativamente na água de irrigação, visando o controle de larvas. A pulverização foliar é também uma tática eficiente de controle, podendo ser realizada por meio de inseticidas reguladores de crescimento de insetos, os quais apresentam algumas vantagens comparativas, como: maior seletividade a inimigos naturais, com espectro de ação mais restrito; menor toxicidade a mamíferos e vertebrados; rápida fotodegradação e dissipação; e não persistência de resíduos em sedimentos.
1
Figura 2 - Besouro Adulto
Figura 3 - Sintomas
Figura 4 - Danos