Rubem Alves
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FERNANDA TOFOLI CORRÊA
AV. INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLOGICO II
SÃO PAULO
2011
Questões
1.1 Explicite, discuta e problematize os posicionamentos de Comte, Freud, Marx, Feuerbach, Nietzsche e Durkheim frente a religião.
Para Comte, a religião é algo que reflete nossa humanidade, nossas ações psicológicas, nossa espiritualidade, e nosso modo de viver socialmente, o que não significa que ele pense o mesmo sobre a teologia, para ele a teologia é a crença em entidades sobrenaturais.
Feuerbach não acreditava que Deus criou o homem, para ele era ao contrario, o homem que havia criado Deus para ter no que se projetar, era uma espécie de inconsciente. Para ele, bastava conhecer o Deus de um homem, para poder conhecer o próprio homem.
Durkheim dizia que a religião reflete o estado mental da sociedade, suas realidades, e demonstra a dependência dos homens por seres sobrenaturais.
Nietzsche se dizia ateu, para ele isso era algo do seu próprio instinto, não considerava nenhuma delas um fatos de avanço para a sociedade e fazia criticas, como por exemplo ao Cristianismo e ao Budismo, que ele dizia estar em decadência.
Marx considerava a religião “ópio do povo”, uma espécie de tranqüilizante para menos favorecidos na sociedade, ele percebe que nela as pessoas arrumavam forças para superar sofrimentos, o que para ele era um erro, algo criado para justificar desigualdades e fechar os olhos da sociedade.
Para Freud, como teorias não são leis, é difícil fechar a questão a respeito do assunto.
1.2 Para Rubem Alves o que é religião e porque os homens a fazem?
Para Ruben Alves, a religião fala sobre o sentido da vida, ela propõem uma receita para felicidade, não importa qual religião você participe, todas elas seguem o mesmo curso, que é o de sanar seus problemas, e te mostrar razão para as coisas que a ciência não dá, como as significações