rubem Alves resenha
Rubem Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933) é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, Mestre em Teologia e Doutor em Filosofia (Ph. D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras, Minas Gerais, no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito.
ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
ALVES, Rubem A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.
O livro traz diversos assuntos tendo como eixo central a educação e está dividido em três partes. O autor acredita que a educação e a construção do saber podem ser lúdicas, rebatendo diversos mitos acerca do tema.
Na primeira parte o autor expõe os problemas educacionais começando com os meios de comunicação. Na segunda parte o autor coloca o habito da leitura como uma virtude e que não se deve impor a leitura, pois poderá causar uma inversão, é necessário conquistar o hábito da leitura no aluno. Já na terceira parte é visível a preocupação com o autor em responder a questão: “O que é Cientifico?”, Com isso ele mostra que o conhecimento científico limita o pensamento humano e traz que a ciência restringe-se a coisas materiais e acaba restringindo o próprio ser humano.
PAIXÃO PELA EDUCAÇÃO
Neste primeiro capitulo o autor mostra os seus objetivos e a sua paixão pela educação, ele cita também que com o tempo as coisas que acontecem serve de experiência para nós. Ele fala também que para ele existem dois tipos de