Rua Da Ilha
Esta história passa-se em plena II Guerra Mundial, altura em q os judeus estavam a ser expulsos das suas habitações.
Alex era um menino de apenas 11 anos que vivia, com o seu pai e com Floco o seu rato de estimação, no Gueto B que era dentro de uma muralha construída a volta de algumas ruas da Polonia. Um dia os nazis invadiram a fábrica onde trabalha o pai de Alex e Boruch vizinho e amigo de Alex.
Alex conseguiu escapar e, combinara com o seu pai um lugar para posteriormente se encontrarem. Mas, o seu pai não conseguiu escapar mas prometera a Alex que iria ter com ele ao sítio que combinaram.
Visto isto, o Alex foi obrigado a viver sozinho. Procurava comida em casas vizinhas e em esconderijos vizinhos que estavam abandonados e construiu um esconderijo num 1º andar de uma casa abandonada. E era daí que observava todos os dias o lado polaco onde viu pela primeira vez a sua amada Stashya, uma menina que ela observava todos os dias espreitando pelo seu esconderijo.
Os dias passavam-se, as semanas passavam-se, os meses passavam-se e Alex continuava a fazer a sua vida sozinho onde encontra imensos sarilhos e peripécias desde roubaram-lhe a comida, de ter de matar um soldado alemão com a pistola que o pai lhe dera antes da invasão e mesmo ter de atravessar a muralha para o lado polaco para ajudar dois homens que tentavam, juntamente com outros resistentes, a revolução contra os nazis.
E foi assim durante cinco longos meses que Alex sobrevivera à guerra até que um dia ouviu vozes e pressentiu que era seu pai e era mesmo, após tanto tempo a viver sozinho e escondido Alex reencontra o seu pai numa altura em que a guerra estava para acabar.
Coragem e valentia não são excepcionais em tempo de guerra, mas Alex só tem onze anos e a sua história é, na verdade, sobre o desejo de alguém, vencer a crueldade e a injustiça.
Finalmente chegou o dia, o dia que há muito esperava, 6 meses depois. Alex