Rua Augusta
RUA AUGUSTA – SÃO PAULO
São Paulo
2014
LOCALIZAÇÃO
A Rua Augusta tem início na Rua Martinho Prado, junto a Praça Franklin Roosevelt. Cruza com a Avenida Paulista e, a partir deste ponto, começa a descer até seu término na Rua Colômbia – que é uma continuação da via, mas com outro nome. É uma importante via arterial de São Paulo que liga os Jardins ao Centro da cidade.
HISTÓRIA
O ano de 1875 data as primeiras referências da mesma, tendo sido chamada como Rua Maria Augusta. Já em 1897 seu nome aparece como está atualmente: Rua Augusta.
Trechos da Rua Augusta pertenceram ao português Manuel Antonio Vieira, dono da Chácara do Capão desde 1880.
Em 1927 oficializou-se o prolongamento da Augusta até a Rua Álvaro de Carvalho, que durou de 1910 até 1912. A Rua Martins Fontes fez parte da Rua Augusta até 1942, quando foi desmembrada - Decreto Lei N.º 153 – por ter se tornado um grande ponto de prostituição. Em 1914, ela foi estendida até a Rua Estados Unidos, indo em direção aos Jardins.
Tudo leva a crer que o responsável pela escolha do nome da rua, o português Manuel, não quis homenagear uma pessoa mas sim aplicar um título de nobreza.
Atualmente, a Rua Augusta é palco de bares e festas para jovens de classe média, mas não foi sempre assim. Tal rua era um local de compras de elite paulistana, tendo passado por uma desvalorização imobiliária que provocou o surgimento de prostíbulos no início dos anos 70 até o início dos anos 2000.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Autor desconhecido. Rua Augusta. Disponível em <http://www.cidadedesaopaulo.com /sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/3308-rua-augusta>. Acesso em fevereiro de 2015.
DEUS, Lara. Uso atual da Rua Augusta tem relação com sua história, revela pesquisa da FAU. Disponível em <http://www5.usp.br/34190/uso-atual-da-rua-augusta-tem-relacao-com-sua-historia/>. Acesso em fevereiro de 2015.
Autor desconhecido. Rua Augusta (São Paulo). Disponível em