rtrtrt
Postado por Tendências Contemporâneas da Literatura brasileira às 08:08 Um comentário:
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
Principais tendências da literatura contenporânea
Poesia
Um sucessão de novas vanguardas poéticas oscila entre o formalismo (estética radical, e não-comprometimento da literatura), e a participação (o compromisso sócio-político, adesão da arte à necessidade de expressar a vida). Em ambas as tendências, verifica-se uma interpretação entre a palavra, a musica popular e a crítica como demonstram seus movimentos artísticos, exemplo: bossa-nova.
Concretismo
O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O poema concretista é chamado de poema-objeto por causa dos recursos estilísticos adotados: a eliminação de versos e a incorporação de figuras geométricas. Os poemas concretos possuem carga semântica, mas diferenciam-se por enfatizar o conteúdo visual e sonoro das palavras.
Durante o Concretismo no Brasil, houve diferenciação entre tipos de poesia. Vejamos:
● Poesia-Práxis: Lançada a partir de 1961 com o Manifesto Didático, liderada por Mário Chamie, considerava a palavra um organismo vivo, o qual gera o outro.
● Poesia social: movimento de reação contra a poesia concreta por poetas que a considerava exagerada em formalismo. Propunham a volta dos versos, a linguagem simples e a visão da poesia como instrumento de expressão social e política. É ilustrador dessa perspectiva: Ferreira Gullar.
● Tropicalismo: