rtrt
Do mesmo modo que durante o programa espacial soviético, a Roscosmos constantemente tem problemas com a falta de fundos. Este fator tem complicado os esforços de lançar missões desafiadoras, tais como missões lunares e a cooperação na construção da Estação Espacial Internacional - EEI. Com a crise da falta de recursos financeiros a agência tem improvisado procurando outras fontes de recursos, tais como o turismo espacial e o lançamento comercial de satélites. Enquanto não tem desenvolvido missões científicas com lançamentos de sondas interplanetárias a Roscosmos mantém experimentos e é um parceira importante no envio de tripulantes e cargas para a EEI.
Com o crescimento da economia Russa resultante do aumento das exportações e da alta no preço do gás e do petróelo, a situação da agência tem melhorado. Como resultado disso o parlamento Russo (Duma) aprovou um orçamento de 305 bilhões de rubras (cerca de US$11 bilhões) para o período de 2006-2015.1 O orçamento de 2006 foi de 25 bilhões de rubras (cerca de US$900 milhões), 33% maior que o orçamento de 2005. Para melhorar seu orçamento a Roscosmos planeja obter mair 130 bilhões de rubras através de outros meios, como investimentos industriais e lançamentos comerciais.
Programas atuais[editar | editar código-fonte]
Esta agência é uma das envolvidas no programa da Estação Espacial Internacional. A RKA também proporciona turismo espacial atráves da companhia Space Adventures.
A RKA opera ainda num variado leque de programas científicos para o planeta Terra, comunicações e de