rtey

3115 palavras 13 páginas
A ecopedagogia e a pedagogia da informalidade na escola

Como nos explica Boff (2004, p.27), precisamos de uma nova ética “que permita uma nova convivência entre os humanos com os demais seres da comunidade biótica, planetária e cósmica; que propicie um novo encantamento face à majestade do universo e à complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres.” É no sentido de propiciar o surgimento dessa nova ética que a Ecopedagogia deve atuar, formando o indivíduo para um novo modo de "estar no mundo, um jeito de pensar a partir da vida cotidiana, que busca sentido a cada momento, em cada ato, que 'pensa a prática' (Paulo Freire), em cada instante de nossas vidas, evitando a burocratização do olhar e do comportamento." (GADOTTI, 2002, p. 91)

Repetindo as palavras de Gutièrrez (2000, p.106-107) O subdesenvolvimento da sensibilidade e da incapacidade emocional explicam amplamente a desumanização de nossa sociedade. Esse desequilíbrio da sensibilidade social, fruto das políticas econômicas centradas no ter e não no ser, trouxe como conseqüência a supervalorização do institucional e da menos-valia do pessoal. Nessa situação, o ser humano se vê forçado à estaticidade, estreiteza, rigidez, normatização e imposição excessivas e que, por si mesmas, explicam a ausência da dimensão ética e das exigências ecológicas em nível pessoal, institucional e social.

No plano escolar, é preciso incentivar a formação do indivíduo pela sensibilidade, buscando, no quotidiano da escola, a imersão do educando no mundo: Precisamos, mais do que perseguir objetivos (econômicos), viver processos que favoreçam a flexibilidade, a abertura, o frescor e o contato sensível, profundo e limpo com os seres e as coisas. (...) Necessitamos recuperar e desenvolver a capacidade de sentir, de nos emocionarmos, de vibrar. Chegaremos a 'sentir a Terra a partir de nossa própria experiência : sentir o vento em nosso cabelo, saborear as águas da montanha, penetrar na mata virgem e captar

Relacionados

  • CADASTRAMENTO NO SICOMEX
    740 palavras | 3 páginas
  • Crescente Fértil
    18493 palavras | 74 páginas
  • Educação Fisica Escola; o pulso ainda pulsa ..,?!
    32869 palavras | 132 páginas