rsrsrs
O socialismo é hoje um humanismo que tem como essência uma ética e uma teoria de valores. Uma base fundamental para a recuperação do homem como autor e sujeito da história, isto é, podendo, mas acima de tudo devendo intervir no processo histórico, criando condições para a emancipação da humanidade, para de realização de sua dignidade e condições mais favoráveis para o desenvolvimento da natureza humana.
O socialismo é uma teoria de valores que, denunciando a injustiça social, e rejeitando a base ética do capitalismo da exploração do homem pelo homem, propõe uma teoria de Estado humanista, posto que suas bases, antes de econômicas, são éticas, e visam recolocar o homem no centro do mundo, promovendo a vida, a harmonia, o amor, a verdade e a justiça.
No Brasil de hoje, assim como em todo o mundo, o socialismo não é mais uma luta particular dos trabalhadores. Diariamente, muitos aderem à idéia universal do socialismo, na busca de um sistema moderno que compreenda e inclua a diversidade e heterogeneidade atual dos grupos sociais e seus diferentes propósitos.
Uma nova forma de organização da sociedade humana, livre da exploração, fundada na autogestão social, que rejeite a riqueza que depende da pobreza, a fartura que depende da fome, o desenvolvimento que depende do atraso, a democracia, de poucos para poucos, que depende da exclusão das massas. Um novo Estado, com novas funções sociais, que não será mais a ditadura revolucionária do proletariado, mas a democracia direta e participativa.
O socialismo hoje é um território de esperança, uma utopia viável, um dia-a-dia glorioso, uma revolução que se alcança no desenvolvimento da história. Isso significa que o socialismo é uma realidade possível e que através de sua realização se constrói uma sociedade melhor para o futuro, para nossos filhos.
É a idéia conseqüente de todas as forças políticas que tem por objetivo a transformação da sociedade, implantando a sociedade socialista sem misérias. Uma