RSMA
Vimemos em um planeta com recursos finitos e extração desenfreada dos mesmos. O carro chefe deste problema é o sistema socioeconômico vigente, o capitalismo.
Este relatório, discutido a seguir, consiste em reformular as regras que norteiam nosso sistema para alcançar mós a sustentabilidade através da reestruturação dos princípios humanos. Introduzir na personalidade das pessoas novos conceitos; tais como: tecnologia limpa, consumo controlado, controle populacional e preservação ambiental.
Desenvolvimento
O capitalismo, sistema econômico vigente, tem por base o lucro; porém, o lucro não tem bases éticas. E este conceito está entranhado nas pessoas, sendo o mesmo um dos principais obstáculos a ser vencido para alcançar mós a sustentabilidade.
Este planejamento contém as dimensões sociais, econômicas e ambientais; mas tem como foco principal o ser humano. É necessário mudar a personalidade das pessoas, sua cultura e hábitos; ou seja, sua rotina, e consequentemente essas irão mudar o sistema.
O conceito de desenvolvimento sustentável precisa conter desde pequenas ações como coleta seletiva, campanhas escolares e produtos orgânicos; a grandes projetos como, controle de natalidade, inovação tecnológica e campanhas mundiais. Pequenos atos como economizar água no banho ou ao escovar os dentes não devem ser só campanhas e sim hábitos rotineiros na vida do ser humano.
A iniciativa privada e o estado precisão agir em conjunto, somando esforços afim de atingir a sustentabilidade. É preciso unificar, a nível nacional, os projetos sustentáveis no meio industrial; tecnologias menos nocivas ao meio ambiente precisão ser introduzidas em todo o processo produtivo. A geração de insumos tanto domiciliar como industrial deve diminuir consideravelmente, e cabe ao estado auxiliar neste processo com políticas públicas e incentivos fiscais.
Considerações
A chave principal para alcançar a sustentabilidade está nas ações dos seres humanos, pois a