Rsma
Trabalho apresentado a Professora
Tutora Valnete Alves de Amorim da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, da Faculdades Anhanguera
Educacional, Turma C, Rio Grande/RS.
Adelita Ortiz Aristimuno RA 5899076258 Rio Grande, 14/10/2012
INTRODUÇÃO A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Se cada organização fizesse a sua parte conseguiríamos reduzir muitos danos causados ao meio ambiente e evitar as catástrofes causadas pelo efeito estufa.
Natura e a Sustentabilidade.
A Natura empresa responsável por vendas de cosméticos ,higiene e limpeza em todo o Brasil,tem sua imagem vinculada as praticas de sustentabilidade.empresa sempre preocupada com impactos ambientais e sociais.Devido a isto em 1983 uma das primeiras iniciativas neste incentivo foi a criação dos refis nos cosméticos.
Em 2000 foi a primeira empresa a entrar no ranking de melhor desempenho social e ambiental, entrou para a Global Reporters Initiative.
Ao longo dos anos a natura foi se especializando e passou a se preocupar com produtos que causariam impactos ambientais,criando novos que substituíssem sem agredir o meio ambiente.
As formulas da linha Ekos passaram a ter mais de 60% de matéria-prima vegetal renovável. Em 2004 passaram a vegetalizar os sabonetes em barra. Em 2007 vegetalizaram os óleos trifásicos e nos perfumes começaram a utilizar álcool orgânico ao invés de álcool comum.
De 2006 para 2007, a empresa baixou em 7% a quantidade de GEEs (gases que provocam efeito estufa) lançados na atmosfera. A Natura pretende reduzir em 33% o impacto ambiental relativo às suas atividades até 2012.
A maioria dos cosméticos utiliza matéria-prima de origem não renovável e sintética prejudiciais ao meio ambiente, priorizar matérias-primas de origem vegetal é