RSMa
HEMORRAGIA
Caracterizada pela perda contínua de sangue, o que ativa o mecanismo de compensação do próprio organismo, na tentativa de proteger o fluxo sanguineo para os órgãos principais como cérebro, pulmão e coração afim de manter uma circulação satisfatória.
Veias ↓ artérias ↓ capilar ↓
As veias levam ao coração AS artérias levam o sangue ao coração Levam sangue dos tecidos o sangue vindo do corpo e a todo corpo pra fornecer oxigênio a Celula
Hemorragias Externas
Nesse tipo de hemorragia o sangue que sai dos vasos pode ser visto. Na maioria dos casos as hemorragias podem ser interrompidas em 5-10 minutos com aplicação dos procedimentos corretos de primeiros socorros.
Hemorragia Externa
As hemorragias externas dividem-se em: arterial, venosa e capilar.
Nas hemorragias arteriais, o sangue é vermelho vivo, rico em oxigênio, e a perda é pulsátil, obedecendo às contrações sistólicas do coração. Esse tipo de hemorragia é particularmente grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa
Tamponamento: pequenas, médias e grandes hemorragias podem ser detidas pela obstrução do fluxo sanguíneo, com as mãos ou, preferencialmente, com um pano limpo ou gaze esterilizada, fazendo um curativo compressivo. É o melhor método de estancar uma hemorragia.
Compressão arterial: se os métodos anteriores não forem suficientes para estancar a hemorragia, ou se não for possível comprimir diretamente o ferimento, deve-se comprimir as grandes artérias para diminuir o fluxo sanguíneo.
Tratamento da Hemorragia Externa
Deitar a vítima; o repouso da parte ferida ajuda a formação de um coágulo.
Se o ferimento estiver coberto